AUDITORIA GERENCIAL
A Auditoria Gerencial visa analisar a segurança:
Dos Controles internos a serem utilizados pelas empresas para as operações envolvendo o ciclo de pagamentos: autorizações, solicitações de compras, ordens de compras, recebimentos das mercadorias, funções do contas a pagar e pagamentos (emissão de cheques, segregações de funções, conferências, etc.)
Dos Controles internos a serem utilizados pelas empresas para as operações envolvendo o ciclo de recebimento: pedido do cliente, faturamento, crédito e cobrança, expedição, contas a pagar, recebimento, contabilidade.
Dos Controles internos envolvendo o ciclo de produção da empresa.
Dos Controles internos gerais de Contabilidade, Reconciliações bancárias, Segurança, Seguros, Serviços administrativos e Sistemas.
Dos Controles e segurança de informação, medidas a serem tomadas objetivando evitar ataques de vírus, códigos hostis, ameaças físicas, tornando seguros os dados de informação, bem como medidas de segurança de rede, da WEB e de emails.
Dos Controles internos na área tributária, DCTF, Declaração de Renda, Lucro Real e retenções de IRRF, INSS, ISS, PIS e Cofins.
A Auditoria Operacional, ou gerencial pode ser contratada para:
Verificação da estrutura organizacional (departamentos, divisões, estrutura, funções) e a delegação de responsabilidades (hierarquia funcional) de acordo com o plano de controles da administração, que abrange todos os setores e atividades do negócio da empresa ou organização;
Verificação, de acordo com as diversas atividades e rotinas, dos mais variados setores e departamentos ou divisões da empresa ou organização e do cumprimento dos procedimentos previamente estabelecidos pela administração e gerência;
Análise, de acordo com os acontecimentos das diversas atividades, dos vários relatórios e registros sobre as operações, considerando se tais relatórios são reais, úteis e apresentam informações completas e atualizadas;
Acompanhamento das atividades, analisando os padrões de acordo com o desempenho, resumindo a análise de desempenho quanto ao provimento de uma base efetiva para uma avaliação adequada dos resultados operacionais alcançados;
Elaboração de orçamentos;
Elaboração e Análise dos Fluxos de Caixa;
Elaboração e Análise de Relatórios gerenciais periódicos envolvendo análises e relações entre custos – despesas - volumes – vendas – resultados;
Cálculos de custos e formação do preço de venda de mercadorias, produtos e serviços;
Análise de custeio, margem de contribuição, retorno de investimentos e ponto de equilíbrio;
Análise de investimentos usando diferentes métodos, tais como:
Payback - Taxa Interna de Retorno (TIR) - Valor Presente Líquido (VPL)
Avaliação de empresas;
Teste de Impairment (Recuperabilidade de ativos);
Elaboração e análise de Cálculos financeiros, incluindo atualização de valores, planos de amortização de financeiras;
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